quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social

Apercebi-me hoje, consultando o site www.unesco.pt que dia 5 de Dezembro é o Dia Internacional dos Voluntários para o Desenvolvimento Económico e Social.

Não sabia deste dia que considero muito pertinente, entre muitas outras coisas por encarar os voluntários como tendo um papel activo no desenvolvimento da sociedade no seu geral.

De facto, o voluntariado, enquanto forma de ocupar algumas horas semanais partilhando saber-fazer em prol de uma causa, parece-me muito saudável não só pelos benefícios que traz a algumas pessoas em particular ou a comunidades no geral, mas também pelo bem-estar e aprendizagem que proporciona a quem se entrega ao voluntariado sem querer nada de material em troca e oferece os seus préstimos também para sentir o seu tempo bem empregue.

Sem tirar o mérito a todas as outras formas de voluntariado que muito valorizo, gostaria de salientar o Banco do Tempo, por recuperar uma capacidade às vezes esquecida das pessoas se ajudarem umas às outras, em igual forma, com o que cada um tem para dar e o que cada um precisa de receber. O Banco do Tempo parte de um conceito muito interessante, onde quem recebe não fica com o possível sentimento de desvalorização das suas capacidades nem menospreza o que em si tem, porque de facto tem algo para dar.

Para os interessados pelo Banco do Tempo e/ou Voluntariado aqui estão alguns sites de entre muitos sobre o tema:
http://www.lifecooler.com/edicoes/lifecooler/desenvArtigo.asp?art=3256&rev=2&tit=&cat=417
http://www.voluntariadojovem.pt/
http://www.bolsadovoluntariado.pt/

Um comentário:

sandra disse...

Ora aqui está uma iniciativa, deveras interssante. Muito obrigada Cátia por partilhares este tipo de informação connosco.

Fiquei interessada, e quem sabe, não venha a colaborar com eles.
Um beijinho, e muita sorte para etsa nova etapa da vida que se apresenta.
Sandra